Minimalism: A documentary About the Important Things, de Joshua Fields Molburn e Ryan Nicodemus.
Este é um documentário lançado em 2016, mas disponilizado no dia 01 de abril, no Brasil, o documentário tem duração de 78 minutos e mostra a trajetória dos idealizadores, entrevistas com outros minimalistas e a divulgação do livro e do trabalho de conscientização desenvolvido por The Minimalists – os mesmos idealizadores.
O documentário destaca o estilo que vivem e a trajetória de americanos que foram contra a ideia exacerbada de consumismo nos Estados Unidos para irem em busca da real felicidade.
É um tipo de documentário que esclarece e abre a mente para entendermos um pouquinho mais esta maneira de viver.
O documentário é bastante interessante. Muitas pessoas abandonaram seus luxos, seus empregos e até carreiras estáveis para viverem na simplicidade. Achei bacana, audacioso, mas acredito que o minimalismo não se resume a isso. A pessoa não precisa fazer voto de pobreza para se tornar um minimalista.
O minimalismo não está ligado somente em deixar bens materiais, o minimalismo vai além. Estou iniciando agora nesta maneira de viver, mas vejo como busca do autoconhecimento, do equilíbrio, da liberdade.
E senti um pouco a ausência de esclarecimento no documentário, pois deviam abordar com mais precisão o que é o minimalismo, não somente a parte material.
Penso que pecaram um pouco neste ponto, mas claro que é um documentário útil, pois afinal, menos é mais, quando você desapega você se liberta.
Tenho pesquisado e estudado bastante sobre o minimalismo. E decidi que quero isso para mim, uma filosofia que me fez descobrir um mundo mais leve e mais livre. Amei e quero viver isso agora.
Recomendo o documentário para quem tem curiosidade sobre o assunto ou simplesmente para quem é ou quer se tornar um minimalista.
Assita o trailer e o vídeo completo na Netflix!
Eu gostei do documentário, só acho que às vezes essa tendencia minimalista fica tão “obcecada” que perde o sentido por ela só.
vidaemserie.com
CurtirCurtido por 2 pessoas
O Minimalismo não se trata mesmo de um voto de pobreza e renúncia máxima, como muitos pensam, muito bom você ter esclarecido isso, pois trata-se mais do equilíbrio na vida material. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa