Oi, gente!
Recentemente fiz uma postagem sobre o câncer que intitulei como uma prova de amor, pois também trago o resumo do filme que relata o drama de uma personagem que tem a enfermidade.
Apesar de o Câncer ser uma doença que pode levar a óbito, venho dizer que também tem cura.
Faz tempo que eu deixei de ser uma pessoa religiosa, mas há uma citação bíblica que gosto bastante que é “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.”
Conquanto, ter força, esperança, coragem e otimismo quando se tem uma doença de tal gravidade como um câncer, provavelmente, não é uma tarefa fácil, mas pesquisas comprovam que a positividade tem uma influência na saúde física e emocional, prevenindo depressão, estresse, problemas cardíacos e até casos de câncer.
Entretanto como estamos no mês do Outubro Rosa– que visa lembrar a importância de um diagnóstico precoce, venho ressaltar o valor que todas nós, mulheres, temos diante da vida.
Mulher, faça seu exame!
A mamografia pode detectar lesões que passam despercebidas ao toque e também diagnosticar outras lesões além do câncer de mama.
O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no mundo. E no Brasil, é o segundo. Atrás apenas do câncer de pele. Embora seja muito raro, o câncer de mama também pode atingir homens. O que é cerca de 1% dos casos.
O Outubro Rosa é celebrado em todo mundo. Inclusive, no Brasil. E tem como símbolo um laço cor de rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e a conscientização de mulheres para a realização da mamografia.
Desde 1997, efetivamente, em Nova York, começou a comemorar o movimento internacional Outubro Rosa. Conheça o site oficial da capanha: October Pink.
A primeira iluminação vista no Brasil, foi a iluminação do mausoléu do soldado constitucionalista( Obelisco do Ipirapuera/SP), em 2002. Sendo uma iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes com apoio de uma de cosméticos européia.
“A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.” ( http://www.komen.org)
O câncer de mama tem cura, porém é de suma importância a prevenção. Devemos manter um estilo de vida saudável, através de exercícios físicos, alimentação equilibrada, e principalmente, o diagnóstico precoce.
As principais causas do câncer de mama estão ligadas a diversos fatores que são eles:
Histórico familiar
Primeira menstruação precoce
Predisposição genética hereditária
Idade avançada
Menopausa tardia
Radioterapia prévia na região do tórax
Mamas densas
Obesidade
Sedentarismo
Tabagismo
Alcoolismo
Uso de terapia de reposição hormonal
Existem diversos tipos de câncer de mama, os principais são o carcinoma ductal e o carcinoma lobular.
“Segundo o Instituto Nacional do Câncer( INCA), estima-se que em 2016 e 2017, são cerca de 600 mil novos casos, no Brasil.
Recebi um e-mail do Cabify( que por sinal achei bem fofo) com alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama. E também dicas de como realizar o autoexame. Portanto, achei de suma importância compartilhar aqui, no blog.
Mitos e verdades
“Se eu faço o autoexame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia.”
Mito – Normalmente, se você fizer o autoexame todos os meses e visitar o seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o autoexame, nem o exame clínico, nem a mamografia são eficientes sozinhos.
“Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama.”
Mito – Na axila não existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.
“Usar sutiã faz mal para as mamas?”
Mito – Não há estudos que associem o uso do sutiã com a predisposição ao câncer de mama.
“Para retirar o tumor é preciso retirar também a mama.”
Mito – O ideal é tentar preservar a maior parte da mama, garantindo a segurança no estado clínico da paciente.
“Existem tipos diferentes de câncer de mama.”
Verdade – Existem diversos tipos de câncer de mama, assim como cada caso é direcionado para um tratamento específico que será mais eficiente.
“A mamografia também detecta outras lesões na mama.”
Verdade – O exame da mamografia pode detectar lesões que passam despercebidas no toque e que podem evoluir para o câncer.
“Quem menstrua muito cedo tem maior probabilidade de desenvolver o câncer.”
Verdade – Essas mulheres que começaram seu ciclo menstrual mais cedo menstruam mais vezes ao longo da vida, o que influencia na exposição delas ao hormônio estrogênio, estimulante à reprodução das células das glândulas mamárias.
“Praticar uma atividade física ajuda na prevenção.”
Verdade – O sedentarismo e o excesso de peso são fatores que podem influenciar no desenvolvimento do câncer, uma vez que a gordura aumenta a produção do hormônio estrogênio.
O autoexame:
Realize com frequência o autoexame para se prevenir. O passo a passo a seguir é bem simples:
1. Com os braços levantados em frente ao espelho, observe o seio e verifique se há alguma mudança no seu formato ou contorno.
2. Aperte suavemente o seio e faça movimentos circulares.
3. Apalpe as axilas para sentir se há nódulos. Qualquer sensação diferente, procure um médico
Bem, gente, o câncer tem cura, se por acaso, você conhece alguém que tenha sido diagnosticado com a doença, seja um instrumento de otimismo para esta pessoa, pois o câncer atinge diversas áreas da vida, inclusive, a emocional. Ajude a promover o amor, a autoestima e a esperança, principalmente em casos de mulheres – que na maioria das vezes são mais vaidosas.
Desejo muita saúde a todos vocês e espero que esta postagem tenha ajudado na conscientização de prevenção e diagnóstico, principalmente, do câncer de mama. Cuidem-se e até a próxima!
Baixem o aplicativo do instituto NEO MAMA, pois visa proporcionar às famílias maior estruturação para o enfrentamento da doença, assim como a reabilitação e readaptação total da mulher vitimada pelo câncer de mama. E também tire ou edite uma foto como fiz na foto a seguir. 🎀⚘⚘⚘ Você vai escolher a palavra e enviar para o aplicativo. Eu escolhi ESPERANÇA !