Oi, gente!
Essa foi uma semana bastante especial para mim e creio que a todos que dão importância a esta conquista.
No dia 25 de maio é celebrado o dia da África, ou melhor, dia de libertação da África, pois como já sabemos, a África, o berço da humanidade, foi um continente de grandes descobertas.
Todavia foi em regiões da Ethiopia, do Quênia, da Tanzania, Marrocos, Argélia e África do Sul, onde foram encontrados fósseis dos primeiros parentes de humanos, além disso a África é um continente valiosíssimo em cultura e tradição, porém, sofreu e ainda sofre com os vestígios da colonização e devastação de riquezas naturais.
Entre os anos de 1884 e 1885 foi assinado o tratado pela conferência de Berlim, que dava aos europeus posse às riquezas humanas e naturais do continente.
Entretanto, infelizmente, devido a ganância do homem, ocorreram também grandes atrocidades contra à humanidade.
O primeiro genocídio do século XX ocorreu na Namíbia, sudoeste africano Alemão, contra os povos Herero e Nama. Sendo considerado o mais grave na historia de colonização Alemã.
Durante a Batalha de Waterberg, em 1904, a maioria dos rebeldes Herero fugiram para o deserto, onde as tropas alemãs bloquearam sistematicamente o acesso à água. Consequentemente, a maioria deles morreu de sede. Estima-se de 50 a 70% da população Hereros foi dizimada e 50% da população Namaquas também.
Duas características do genocídio foram as mortes por inanição e o envenenamento de poços.
Em 1985, as nações unidas reconheceram a tentativa da Alemanha de exterminar estes povos no sudoeste da África. O governo alemão pediu desculpas, mas desculpas não reparam os danos causados.
Assim no dia 25 de maio é celebrado em todo mundo, o dia de conquista e reflexão ao povo africano e em diáspora, que durante séculos esteve à merce de um grande solipsismo moral.
A data refere-se ao dia que 32 chefes africanos reuniram-se Addis Abeba, Etiópia, em 1963.
O encontro que teve como foco, defender e libertar o continente africano do colonialismo e desenvolver estratégias de recuperação da nossa mãe terra, a África.
Os líderes presentes com o objetivo de tirar a África das mãos do domínio europeu, assinaram uma carta de fundação e criaram a Organização de Unidade Africana( OUA).
A Organização das Nações Unidas( ONU), ao ver a importância desse encontro, instituiu em 1972, o dia da África.
A data é celebrada em diversos países ao redor do mundo. No Brasil, e em muitos países em diáspora africana, há eventos culturais, encontros de celebração e conscientização da nossa grandiosa ancestralidade.
Apesar de ocorrer em diversos países e em todos do continente africano. Somente em Gana, Mali, Namíbia, Zâmbia e o Zimbabwe, tem o dia de libertação da África como feriado.
Ubuntu!🌹✊🏾
Um beijo e até a próxima!🌹🤗